Apesar dessa noticia não ser mais nenhuma novidade e desde meados de 2015 já ter sido divulgado que o Google começaria a “esconder” os sites não compatíveis com smartphones e tablets, muitas empresas ainda não se atualizaram e estão perdendo negócios por não se adaptar a essa nova pratica.
Um site responsivo, ou seja, um site compatível com dispositivos móveis passou a ser um dos critérios para o site de busca mostrar seu site entre as primeiras posições ou até mesmo esconde-lo.
“Essa mudança afetará as pesquisas móveis em todas as línguas ao redor do mundo e irá ter significante impacto nos nossos resultados de busca”, informou o Google, no inicio de 2015.
A empresa também já informou que a mudança do “algoritmo” vale apenas para pesquisas feitas em celulares e que a adoção do design responsivo é um entre muitos outros critérios para avaliar a relevância de uma página.
Mas é importante considerar que atualmente De acordo com o Valor Econômico e sua pesquisa TIC 2014, o acesso à internet via celular triplicou no Brasil nos últimos 3 anos.
A Pesquisa TIC Kids On-line (O Globo), também mostrou que o telefone celular foi o principal meio de acesso à internet no Brasil entre usuários jovens.
Os números mostram que em 2013, 7,2 milhões de brasileiros entraram na internet somente por meio de tablets e celulares, 4,1% da população do país, utilizaram somente aparelhos como tablets e smartphones para se conectar (O Globo,Pnad).
Os “algoritmos” da ferramenta de busca do Google consideram critérios para privilegiar certas páginas e não outras, como relevância, disponibilidade e balanceamento entre o conteúdo buscado e o exibido pelo site (o Google é capaz de detectar se uma página exibe informações consistentes ou se apenas reproduz conteúdo para se sobressair).
Não só o design do site, mas também a performance de conexão site, ou seja se ele é leve o suficiente para carregar considerando as velocidades da internet móvel, será considerada no novo critério.
Sendo assim, não ter um site compatível com dispositivos móveis impacta nas seguintes situações:
- Buscadores consideram seu site menos relevante, podendo fazer seu site perder posicionamento;
- O fato dos potenciais clientes não conseguirem navegar em seu site aumenta a sua taxa de rejeição, outra métrica utilizada pelos buscadores para classificação de sites (posicionamento);
- Os clientes criam uma experiência negativa com relação ao seu negocio devido aos problemas com a navegação.
Uma página estará qualificada para o rótulo “para mobile” se atender aos seguintes critérios detectados pelo Googlebot:
- Evitar softwares que não sejam comuns em dispositivos móveis, como Flash;
- Usar textos que sejam legíveis sem aumentar o zoom;
- Dimensionar o conteúdo no tamanho da tela para que os usuários não precisem rolar horizontalmente nem aplicar zoom;
- Posicionar os links afastados o suficiente para que se possa tocá-los com facilidade;
Mobile não é mais uma tendência. É uma realidade.
Não perca negócios!
Entre no link https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/ e verifique se o seu site é compatível com dispositivos móveis.