Muitas empresas atualmente utilizam a ferramenta de e-mail em seu processo comercial, porém é preciso estar atento, pois todo esforço de um dia de trabalho, seja ele no envio de propostas, apresentações e agendamento podem ir por água abaixo se os seus e-mails não forem entregues corretamente para o destinatário devido ao SPAM.
Se seu e-mail for considerado SPAM existe grande chance dele ser bloqueado ou cair diretamente na pasta de SPAM.
Apesar do termo SPAM ser normalmente utilizado para designar e-mails não solicitados ou não desejados, normalmente encaminhados para várias pessoas, um e-mail “normal” encaminhado para uma única pessoa também pode ser considerado SPAM.
Uma das razões para seu e-mail ser caracterizado como SPAM é o seu servidor de e-mail estar em uma blacklist.
As blacklists são responsáveis por identificar quem está praticando atividades suspeitas, a fim de coibir a pratica do envio desses e-mails indesejados ou duvidosos e manter a internet “livre” do SPAM.
Se o seu servidor de e-mail ou o seu domínio estiver na famosa lista seu e-mail é impedido de cair na caixa de entrada do destinatário.
Outro fator que determina que seu e-mail seja taxado como SPAM é a pontuação que ele recebe de acordo com o conteúdo nos filtros de SPAM.
Quando uma mensagem chega ao servidor do usuário ela é comparada com alguns padrões de SPAM e dessa forma é feita a pontuação para cada item, quando a mensagem possui muitos itens em comum com os padrões de SPAM e atinge uma pontuação alta ela é bloqueada ou classificada como SPAM.
Abaixo seguem algumas dicas para evitar que seu e-mail seja considerado como SPAM:
- Utilize uma ferramenta de envio de e-mail marketing
A melhor opção para ter sucesso no envio de um e-mail para várias pessoas é utilizar uma ferramenta de envio. Atualmente os provedores monitoram os endereços de IPs dos computadores que estão enviando e-mails em grande quantidade de uma única vez e esses e-mails tem maior probabilidade de ser considerados SPAM.
As ferramentas de envio possuem vários servidores, para evitar que apenas um único IP receba toda a carga de envio.
Com a utilização dessas ferramentas também é possível um acompanhamento do resultado da campanha, visualizando os relatórios de envios, visualizações e até cliques.
- Não utilize alguns termos no assunto do e-mail
Existem palavras que são consideradas SPAM, tais como: Compre, grátis, confira, ganhe, oferta, renda extra, dentre outras. É melhor evitar essas palavras no assunto do e-mail.
- Evite alguns termos no conteúdo do e-mail
Alguns termos, quando inseridos no corpo do e-mail, podem ser considerados SPAM pelos provedores: clique aqui, ganhe dinheiro, trabalhe em casa, 24 horas, feliz natal, mala direta, marketing, não perca tempo, para retirar seu e-mail da lista, sigilo absoluto, divulgue seu e muitos outros.
- Não utilize apenas imagens no conteúdo
Tente mesclar imagens com textos, um e-mail que contenha apenas uma imagem em seu conteúdo pode ser considerado SPAM pelo provedor.
- Tente evitar o envio de arquivos em anexo
Não envie arquivos em anexo, principalmente arquivos executáveis (.exe).
- Utilize um antivírus
Mantenha sempre seu antivírus atualizado, alguns vírus utilizam o seu serviço de e-mail para disparar mensagens maliciosas, causando assim a inclusão de seu servidor na blacklist.
No geral não faça não use no assunto do e-mail pontos de exclamação ou texto em CAIXA ALTA, fontes com cores brilhantes como vermelho ou verde e fique atento ao conteúdo dos e-mails.
Como mencionamos os filtros de AntiSpam trabalham com um sistema de pontuação e cada servidor pode ter um limite de pontuação negativa diferente antes de ser marcado como SPAM.
Quanto maior sua pontuação negativa, maior a chance de ser marcado ou bloqueado.
A melhor forma de evitar que esse problema impacte seu negocio, por ter mensagens bloqueadas, passando assim uma imagem negativa a seu cliente é realizando verificações regulares a respeito da pontuação dos seus e-mails.
Quer descobrir como medir a pontuação que suas mensagens estão tendo, entre em contato que enviamos o passo a passo.