Muitas empresas atualmente utilizam a ferramenta de e-mail em seu processo comercial, porém é preciso estar atento, pois todo esforço de um dia de trabalho, seja ele no envio de propostas, apresentações e agendamento podem ir por água abaixo se os seus e-mails não forem entregues corretamente para o destinatário devido ao SPAM.

Se seu e-mail for considerado SPAM existe grande chance dele ser bloqueado ou cair diretamente na pasta de SPAM.

Apesar do termo SPAM ser normalmente utilizado para designar e-mails não solicitados ou não desejados, normalmente encaminhados para várias pessoas, um e-mail “normal” encaminhado para uma única pessoa também pode ser considerado SPAM.

Uma das razões para seu e-mail ser caracterizado como SPAM é o seu servidor de e-mail estar em uma blacklist.

As blacklists são responsáveis por identificar quem está praticando atividades suspeitas, a fim de coibir a pratica do envio desses e-mails indesejados ou duvidosos e manter a internet “livre” do SPAM.

Se o seu servidor de e-mail ou o seu domínio estiver na famosa lista seu e-mail é impedido de cair na caixa de entrada do destinatário.

Outro fator que determina que seu e-mail seja taxado como SPAM é a pontuação que ele recebe de acordo com o conteúdo nos filtros de SPAM.

Quando uma mensagem chega ao servidor do usuário ela é comparada com alguns padrões de SPAM e dessa forma é feita a pontuação para cada item, quando a mensagem possui muitos itens em comum com os padrões de SPAM e atinge uma pontuação alta ela é bloqueada ou classificada como SPAM.

Abaixo seguem algumas dicas para evitar que seu e-mail seja considerado como SPAM:

  • Utilize uma ferramenta de envio de e-mail marketing
    A melhor opção para ter sucesso no envio de um e-mail para várias pessoas é utilizar uma ferramenta de envio. Atualmente os provedores monitoram os endereços de IPs dos computadores que estão enviando e-mails em grande quantidade de uma única vez e esses e-mails tem maior probabilidade de ser considerados SPAM.
    As ferramentas de envio possuem vários servidores, para evitar que apenas um único IP receba toda a carga de envio.
    Com a utilização dessas ferramentas também é possível um acompanhamento do resultado da campanha, visualizando os relatórios de envios, visualizações e até cliques.
  • Não utilize alguns termos no assunto do e-mail
    Existem palavras que são consideradas SPAM, tais como: Compre, grátis, confira, ganhe, oferta, renda extra, dentre outras. É melhor evitar essas palavras no assunto do e-mail.
  • Evite alguns termos no conteúdo do e-mail
    Alguns termos, quando inseridos no corpo do e-mail, podem ser considerados SPAM pelos provedores: clique aqui, ganhe dinheiro, trabalhe em casa, 24 horas, feliz natal, mala direta, marketing, não perca tempo, para retirar seu e-mail da lista, sigilo absoluto, divulgue seu e muitos outros.
  • Não utilize apenas imagens no conteúdo
    Tente mesclar imagens com textos, um e-mail que contenha apenas uma imagem em seu conteúdo pode ser considerado SPAM pelo provedor.
  • Tente evitar o envio de arquivos em anexo
    Não envie arquivos em anexo, principalmente arquivos executáveis (.exe).
  • Utilize um antivírus
    Mantenha sempre seu antivírus atualizado, alguns vírus utilizam o seu serviço de e-mail para disparar mensagens maliciosas, causando assim a inclusão de seu servidor na blacklist.

No geral não faça não use no assunto do e-mail pontos de exclamação ou texto em CAIXA ALTA, fontes com cores brilhantes como vermelho ou verde e fique atento ao conteúdo dos e-mails.

Como mencionamos os filtros de AntiSpam trabalham com um sistema de pontuação e cada servidor pode ter um limite de pontuação negativa diferente antes de ser marcado como SPAM.

Quanto maior sua pontuação negativa, maior a chance de ser marcado ou bloqueado.

A melhor forma de evitar que esse problema impacte seu negocio, por ter mensagens bloqueadas, passando assim uma imagem negativa a seu cliente é realizando verificações regulares a respeito da pontuação dos seus e-mails.

Quer descobrir como medir a pontuação que suas mensagens estão tendo, entre em contato que enviamos o passo a passo.

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