Fique Atento! Não Caia Em Fraudes

Aproveitando-se de uma distração, criminosos estão criando boletos maliciosos na tentativa de receber pagamentos de quem possui um site com domínio terminado em “.br”.

O número de denúncias de usuários informando o recebimento de cobranças indevidas referentes ao serviço de registro de nomes de domínio ou ao serviço de hospedagem cresce numa proporção assustadora.

Se sua empresa utiliza um serviço de hospedagem de e-mails ou site ou se você tem um blog ou site pessoal é possível que, caso não fique atendo seja uma vítima desse golpe.

Para saber mais sobre problemas causados por um serviço de hospedagem de site ineficaz clique aqui.

De posse das informações sobre o domínio e titular, que são informações públicas, os fraudadores enviam as cobranças falsas.

A empresa responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o “.br” chama-se Registro BR.

O registro de um domínio é um serviço público declaratório. Uma pessoa ou empresa declara que deseja obter um nome para seu site e o Registro.BR informa se este nome está disponível para registro ou não.

Quando disponível este nome é disponibilizado mediante ao pagamento de uma taxa anual e a divulgação dos seus dados pessoais ou empresariais.

Fraudadores aproveitam para usar nomes semelhantes ou que lembrem o serviço oferecido, fique atento!

Geralmente além do pagamento do domínio, também é oferecido um serviço de hospedagem, apesar do nome da empresa ser relacionada normalmente com registro de domínios.

A primeira regra de ouro para não cair nesse golpe é não pagar nenhum boleto de registro de domínio que chegar pelos Correios.

IMPORTANTE:

  • O Registro.BR não envia boletos por via postal em nenhuma circunstância. As correspondências relativas à cobrança tem apenas um endereço web no próprio site da empresa, onde é possível a emissão do boleto.
  • Não envia avisos de renovação por correio postal, apenas por e-mail. São enviados apenas e- mails informando o prazo para renovação da manutenção do registro de domínio e se o usuário quiser renovar, o mesmo deverá acessar o site com seu login e senha e fazer o pagamento via cartão de crédito ou gerar um boleto bancário.
  • A empresa também não envia boletos prontos para os usuários, nem por e-mail. Os boletos de cobrança são gerados diretamente no site por meio de um link encaminhado aos contatos, ou por meio do painel de usuário com o login e senha.
  • No site da empresa é possível verificar as informações que identificam o favorecido, banco emissor e numeração dos boletos emitidos.
  • O Registro.BR não presta outros serviços que não sejam registros de domínios ou alocação de recursos de numeração, ou seja não realiza os serviços de hospedagem de páginas Web.
  • Não emite boletos para pagamentos de caráter opcional ou facultativo. Os boletos sempre se referem a serviços previamente solicitados.
  • A empresa não protesta boletos não pagos, nem aplica multa ou juros. Quando um boleto não é pago, entende-se apenas que não há interesse no serviço e o mesmo é cancelado sem nenhum custo adicional.

Dica: Evite clicar em links desconhecidos, eles podem conter códigos maliciosos que quando instalados em seu computador, alteram códigos de barras de qualquer boleto gerado e em qualquer site.

Desconfie também de comunicados ou contatos que não sejam do NIC.br ou de seu provedor de hospedagem habitual.

Portanto, caso receba algum boleto bancário com a denominação “Registro.BR” que não tenha sido emitido diretamente por você , desconfie.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento do Registro.BR ou com sua empresa de hospedagem.

SAIBA MAIS
Conheça agora nosso serviço de hospedagem de site e e-mail!
SAIBA MAIS
2019-02-14T20:07:30+00:00By |#Dicas, #Internet, Fraude|

About the Author:

Formada em administração, entusiasta na área de marketing digital e empreendedorismo .

Deixe um comentário