Apesar do acesso à internet pelo celular estar apresentando um crescimento enorme ano após ano e consequentemente já ter ultrapassado o acesso via computadores, muitas empresas ainda não se adaptaram a essa realidade.

Os smartphones ultrapassaram os computadores e se tornaram os aparelhos preferidos do brasileiro para se conectar à internet, mostra a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE). O tráfego via dispositivos móveis já é de 80,4%.

Provavelmente você já deve ter tentando abrir um e-mail marketing tradicional pelo seu celular e com certeza se deparou com fontes ilegíveis e layouts quebrados, não é?

Muitas empresas ainda não adequaram o próprio site para o funcionamento em múltiplos dispositivos, ou seja, imaginem a adaptação dos e-mails marketing.

Milhões de brasileiros já não usam mais o desktop para acessar a rede e essa mudança de comportamento deve -se a comodidade que o acesso via celulares proporciona. Esse é um número bastante expressivo que tende a crescer a cada dia.

Quando pensamos no cliente temos que verificar qual é a experiência que ele tem ao entrar no site e ao receber os e-mails da marca, ou seja, quando pensamos no usuário temos que pensar mobile. Um design responsivo não é mais uma tendência é uma necessidade.

Muitas empresas enviam milhares de e-mails marketing diariamente mas é preciso avaliar se o conteúdo desses e-mails estão de acordo com o público e principalmente se esse conteúdo está se adaptando ao dispositivo que o público utiliza para acessar as mensagens enviadas.

No meio da correria em qual vivemos, em um instante de pausa seu cliente resolve checar sua caixa de e-mails e entre muitas mensagens ele abre seu e-mail marketing, aquela campanha incrível que você enviou e ai o que acontece?

O conteúdo aparece mal formatado e é necessário dar zoom para conseguir ler o texto, pior, seu o conteúdo está concentrado em imagens que por padrão são desabilitadas, ou seja, a chances dele desistir de ler e ficar com uma experiência negativa com relação a marca e não abrir os e-mails posteriores é enorme!

De acordo com estudos da Kissmetrics, 27%  dos usuários nesse momento pedem a exclusão da lista e 89%  apagam a mensagem imediatamente.

A experiência negativa do cliente com relação a marca, o descadastramento de e-mails e todos os outros problemas oriundos dessa situação podem ser facilmente evitados, basta que a empresa passe a utilizar além de um site responsivo um e-mail marketing com conteúdo adaptado para a experiência do usuário em vários dispositivos.

Neste artigo você encontra outras informações sobre sites responsivos e consegue fazer o teste e verificar se seu site é compatível com dispositivos móveis.

Os e-mails sempre foram uma poderosa ferramenta de marketing digital, mas hoje é necessário entender que resultados positivos dependem também de um design responsivo, assim o conteúdo elaborado  se adapta ao dispositivo que o usuário está utilizando e a mensagem consegue ser transmitida sem nenhum ruído de comunicação.

A grande maioria dos usuários hoje estará utilizando uma tela pequena (celular), então repense seu conteúdo e seja objetivo. Simplifique. Menos nesse caso é mais.

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